top of page

A Mosaico vai à Horta

Atualizado: 19 de out. de 2022

Na Mosaico trabalhamos diariamente para dar às nossas crianças o máximo de experiências e vivencias possíveis. Uma das vivências que consideramos mais enriquecedoras e completa é brincar ao ar livre.



Brincar é um direito fundamental de todas as crianças, proclamado na Convenção dos Direitos da Criança( ONU 1989).

O brincar é a forma mais natural de aprender, implica a interacção da criança com o espaço e com o tempo.

Vygotsky (1984), não defende só a importância do brincar para o desenvolvimento, mas também para a construção do pensamento da própria criança e, por isso, deve fazer parte integrante da infância.

Nós educadores reiteramos a importância dada ao brincar, entendemos que é fundamental na vida da criança, seja ao nivel cognitivo, socio-afectivo, psicomotor e tambem, na própria linguagem. Brincar é a estratégia mais valiosa para a aprendizagem.

Brincar em contacto com a natureza é incitar a criança a viver na sua singular natureza, ou seja, no meio natural da sua infância. Segundo Machado (2016) “O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza. A graça para a criança ao brincar está em subverter os objetos e transformá-los em brinquedos, em algo diferente e novo”.


“Por esse mesmo motivo, sabendo da importância de brincar ao ar livre, com a terra e ao mesmo tempo mostrar à criança como crescem os nossos alimentos, a valência de Creche desenvolve na Mosaico o projeto” Semear para ver Crescer”

Este projeto consiste na visita à nossa horta pedagógica, uma vez por semana, onde mexemos na terra, plantamos ou semeamos vegetais e legumes, observamos o seu crescimento e colhemos para comer. As crianças ficam fascinadas pela maneira como uma semente quando plantada, regada e cuidada se transforma numa planta.

Desta forma, temos oportunidade de ver aquilo que plantamos a crescer e temos sempre um bocadinho para brincar livremente na terra, porque o sujar também é essencial para crescermos saudáveis e percebermos de que se trata a VIDA!

Autoria:

Rita Tavares – Educadora de Infância Mosaico na Valência de 1 ano

Vanda Assunção – Educadora de Infância Mosaico na Valência de 2 anos

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page