O Projeto de Prevenção de Quedas em Idosos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) pretende capacitar as pessoas com episódios de queda ou em risco, para a prevenção de quedas e gestão da sua condição, através de estratégias educativas e de exercício físico centrado na melhoria das qualidades físicas, força e equilíbrio, promovendo a literacia em saúde, quer de utentes quer de cuidadores.
Da intervenção conjunta da Enfermagem de Reabilitação e da Fisioterapia, resulta um projeto que visa colmatar algumas das necessidades em saúde sentidas com o envelhecimento da população e o declínio funcional associado, um desafio da sociedade dos dias de hoje.
As alterações fisiológicas do processo de envelhecimento têm impacto na qualidade de vida dos idosos e a queda é um evento frequente nesta faixa etária. Sabe-se que adultos com mais de 65 anos sofrem o maior número de quedas fatais e que as quedas estão na origem de uma significativa morbilidade ou mortalidade, sendo uma das principais causas de internamento hospitalar. Além disso, as quedas são a segunda principal causa de mortes acidentais ou não intencionais em todo o mundo.
Por conseguinte, é importante controlar os fatores de risco, nomeadamente: o calçado inadequado, a falta de exercício físico, a polimedicação, o piso escorregadio, a falta de luminosidade dos espaços, a existência de tapetes soltos, entre outros. A falta de interações sociais ou de recursos da comunidade bem como as doenças crónicas podem também aumentar o risco de ocorrência de uma queda. Mesmo que de uma queda não resulte uma consequência física como uma fratura ou um traumatismo craniano, por exemplo, o medo de voltar a cair é frequentemente sentido pelo idoso o que o leva a reduzir a sua atividade física e assim a perder aptidões e funcionalidade; esta condição fragiliza a pessoa tornando-a mais propensa a sofrer uma nova queda.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Leça da Palmeira, promove na comunidade sessões de exercício físico direcionado a esta população-alvo, que se realizam atualmente na biblioteca comunitária da Mosaico, que gentilmente cedeu o seu espaço para a sua implementação. Duas vezes por semana, o grupo encontra-se neste espaço, para contrariar o declínio funcional associado ao processo de envelhecimento, prevenir eventos de queda futuros, promover a literacia em saúde e potenciar as interações socias entre os elementos. Se teve ou costuma ter episódios de queda, se tem alterações no equilíbrio e na marcha e/ou medo de cair, fale com a sua Equipa de Saúde Familiar para que possa ser avaliado e referenciado para este projeto.
A equipa da UCC Leça da Palmeira da ULSM,
Rute Pinto (Enfermeira de Reabilitação)
Marina Martins (Fisioterapeuta)
Comentarios