top of page

Exploração das Sementeiras - Creche 2

A Natureza ajuda as crianças a encontrarem confiança e desenvolverem habilidades motoras e sociais descobrindo o seu jeito de estar e interagir com o mundo.

É nesse “ jardim sensorial”, que pode ser construído dentro das escolas, por meio do plantio e do brincar, que as crianças aprendem juntas.

 

História “Vasco e a Corrida das Cenouras”

O grupo da creche 2 depois de ouvir a história do coelhinho Vasco, ficou a saber que podemos plantar e semear os legumes que comemos na sopa e até fazer bolos com as cenouras que nascem nas hortas .

Como as cenouras demoram a crescer decidimos fazer uma atividade de expressão plástica onde carimbamos os nossos pés com tinta cor de laranja e assim fizemos as nossas cenouras.



Jogo Sensorial “o que encontramos na terra”

Para explorar a terra, ver a sua cor ,sentir o seu cheiro e textura fizemos um jogo de exploração sensorial “ o que encontramos na terra?”.

Os meninos da creche 2 tiveram que escavar a terra com as mãos ou com utensílios, para descobrirem o que estava escondido. Foi uma tarde bem divertida!




A Horta na Sala

Como o tempo ainda não está bom para irmos à nossa horta biológica, criamos uma pequena horta  na sala da creche 2, para ver crescer os nossos legumes.

 Cada menino colocou uma semente na terra e semeamos tomates e cebolas.

Passado uns dias começamos a ver germinar e a crescer o que semeamos.

Mediante um quadro de organização atribuímos todas as semanas a um menino do grupo a tarefa de regar.




A Primavera

Para recebermos uma nova estação do ano , a Primavera, ouvimos uma nova  história do coelhinho Vasco. O que será que nós descobrimos?

Vimos cores, sentimos texturas e de seguida pintamos com as cores da Primavera e fizemos borboletas para decorar a sala.





26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page