top of page

Abertura e adaptação da nova sala dos 2 Anos

Atualizado: 3 de ago. de 2024

No dia 22 de maio, alargamos a resposta social da Infância, abrindo uma nova sala de 2 anos. Iniciamos assim, uma nova aventura com 12 crianças e passamos de 16 para 58 crianças comparticipadas.


Nesta nova jornada, onde todas as colaboradoras da Mosaico e todos os Pais participam ativamente na educação das crianças, todos terão a oportunidade de desenvolver aptidões que até então desconheciam.


Esta Sala dos 2 anos que é constituída por 12 crianças (9 meninas e 3 meninos) tem como Colaboradoras diretas a Educadora Susana Silva e a auxiliar Elisa.


Neste momento, todas as crianças já passaram pela fase de adaptação - é um passo complexo para todos, mas que já foi ultrapassado com sucesso!


A entrada no infantário para uma criança é um momento marcante tanto para ela como para os pais. Nessa fase, o principal objetivo foi proporcionar um ambiente seguro e estimulante, onde a criança pudesse desenvolver habilidades sociais, motoras e cognitivas.



Para a criança, o infantário representa um novo mundo de descobertas. É onde ela começa a interagir com outras crianças da mesma idade, aprendendo a compartilhar, a esperar a sua vez e a lidar com novas emoções. Além disso, as atividades propostas são pensadas para desenvolver a coordenação motora, a linguagem e o senso de autonomia.


Os pais também vivenciam uma mistura de sentimentos. De um lado, há a preocupação com a adaptação e o bem-estar do filho; de outro, a alegria de vê-lo iniciar uma nova etapa de crescimento e aprendizado. É fundamental que os pais se sintam seguros em relação ao infantário, conhecendo a estrutura, a equipa e a proposta pedagógica.

Uma boa adaptação depende de uma comunicação aberta entre pais e a educadora, além de uma rotina de transição suave. Participar das atividades iniciais, conversar com a criança sobre o que esperar e mostrar entusiasmo são formas de facilitar esse processo.


Durante a adaptação foram desenvolvidas algumas rotinas e atividades que permitiram a cada criança em contexto de grande grupo, conhecer todos os amigos e adultos, bem como, a aprender a compartilhar o material existente na sala como algo não individualista, a cuidá-lo e a guardá-lo. Para que tal acontece-se foi essencial promover o melhor equilíbrio emocional entre todos, através de brincadeiras, canções, danças de roda, participação nas rotinas diárias da sala.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page